Por que a interface gráfica é um XML?

Entenda um pouco da programação por definições

Postado por Ronaldo Faria Lima em 06/03/2017

Antes da interface gráfica o mundo era feito de caracteres. A interface primária com os computadores era através de uma tela de texto. À medida em que os sistemas foram aumentando a quantidade de funcionalidades, as telas simples tornavam-se um estorvo para o usuário. Assim, surgiram as aplicações orientadas a menus. A barra de menus, que normalmente ficava no topo da tela, foi uma grande novidade durante um tempo. Os menus começaram a ficar complicados, cheios de níveis, de opções, de teclas de atalho. A interface caractere havia atingido seu limite.

Até então, criar telas era simples. Era relativamente fácil criar funções para desenhar janelas, controlar o mouse. Sem dúvida, exigia programação de baixo nível. Por exemplo, para iniciar o driver do mouse era necessário realizar uma interrupção de software que provocava a ativação do mouse. Para criar sombras abaixo de menus, era necessário acessar a RAM de vídeo na página 0 e mudar os atributos dos caracteres, como o valor de intensidade luminosa. Apesar de serem práticas de baixo nível, não era difícil fazer isso. Uma vez escrita a função, era fácil reutilizá-la.

Linguagens como dBase III, Foxbase e Clipper já vinham com uma série de funções prontas para traçar a interface com o usuário. Basicamente, a interface era criada via código. Nos sistemas unix havia, e ainda há, uma biblioteca chamada curses que permite ao programador controlar aspectos interessantes de um terminal texto. Os terminais texto usam sequências de escape, ou seja, sequências binárias que criam comportamentos interessantes, como ajustar a cor de fundo de um texto ou o brilho sem a necessidade de gerar, manualmente, todas as sequências binárias necessárias.

E aí chegou a interface gráfica. As telas deixaram de ser retangulares. Há programas que criam janelas em formatos diversos. Porém, programar a interface de um programa tornou-se uma tarefa hedionda. Escrever por código tudo o que era necessário para criar efeitos como sombras, profundidade, textura, animações ficou aburdamente complicado. Bibliotecas gráficas e SDKs como a Motiff, Win32, MFC e OWL tentavam ajudar, mas mesmo assim a tarefa de escrever código era bem complexa, apesar de ser uma repetição interminável.

Bem, agora chegamos onde queríamos: por que minha interface gráfica virou um XML? Este blablablá todo foi para contextualizar a dificuldade que é criar uma interface gráfica. Deveria haver alguma forma de simplificar este trabalho dos infernos. E foi aí que alguém teve a brilhante ideia de começar a usar representações para governar o comportamento do software que traçava os gráficos da interface com o usuário.

Borland x Microsoft

A Microsoft percebeu que seus programadores sofriam horrores com o seu SDK para fazer aplicações para o seu ambiente operacional gráfico. Sim, estou falando do Windows antes de tornar-se um sistema operacional de fato. Foi quando surgiram os arquivos res. Os scripts de recursos permitiam ao programador criar ícones, menus e janelas. A ideia era simplificar o trabalho do programador deixando-o com uma linguagem mais simples que, ao ser interpretada, permitisse que a interface fosse criada com mais facilidade.

Os arquivos res eram efetivamente compilados e geravam todo o código necessário para que seu conteúdo fosse exibido corretamente para o usuário final. Isto foi uma grande evolução, mas a interface ainda continuava bem complicada para ser criada. Começaram a surgir editores gráficos que geravam os arquivos res, mas eram de uso complexo.

Com o avanço das linguagens visuais, em particular com o Visual Basic, os arquivos de representação começaram a ser usados com mais frequência. A Borland, indo nesta onda, lançou em 1995 o Borland Delphi que levou ao uso dos arquivos de representação para outro nível. As telas eram criadas em arquivos-texto ou binários que eram lidos pelo run-time, interpretados e apresentados ao usuário. Criar interfaces gráficas havia se tornado um exercício de arrastar e soltar.

NeXT e o Interface Builder

Quase 10 anos antes do Delphi sair quebrando tudo no mercado de desenvolvimento, em 1986, um francês chamado Jean-Marie Hullot, escreveu um editor de interfaces gráficas usando a linguagem LISP. Este editor também usava arquivos de representação para descrever como a interface gráfica deveria ser construída em run-time. Steve Jobs, em 1987, conheceu Jean-Marie e incorporou esta facilidade no toolbox de desenvolvimento da NeXT, para simplificar o desenvolvimento de interfaces gráficas para os programadores que desenvolviam para o NeXTStep.

Assim, os programadores podiam usar uma ferramenta gráfica para criar seus projetos e depois incorporá-los nos seus sistemas sem a necessidade de escrever toneladas de código, a grande maioria código repetitivo e hoje conhecido como boiler plate.

Por que XML?

Até então cada solução usava uma forma proprietária para descrever os dados necessários para fornecer às bibliotecas para que estas pudessem realizar seu trabalho. Porém, em 1996, apareceu o XML como uma solução simples e portável para criação de documentos estruturados, qualquer que fosse a estrutura desejada para organizar a informação.

Com o aparecimento do XML e, consequentemente dos parsers, diversos frameworks começaram a usá-lo para configuração ou processamento de instruções. O XML é suficientemente simples e igualmente completo no que diz respeito às representações possíveis com a linguagem. Assim, pode-se salvar virtualmente qualquer representação em uma estrutura XML.

XIB? NIB?

Bem, depois desse tanto de história, sabemos por que a Apple usa o formato XML para os arquivos XIB. Estes arquivos contém representações que determinam como uma view ou janela serão criadas, bem como o que será chamado quando houver algum tipo de interação com o usuário. Porém, o que diferencia o NIB do XIB?

O arquivo NIB tem um formato binário, formato este que era usado antes do surgimento do XML no mercado. A princípio, por uma questão de compatibilidade, o XIB é convertido em NIB e é o NIB quem alimenta os frameworks gráficos da Apple. No entanto, há outro motivo para haver esta transformação: O XML, apesar de muito flexível, tende ter um processo de interpretação complexo, que pode consumir CPU e memória. Apesar do NIB ser um formato antigo, trata-se de um formato muito mais eficiente em termos de interpretação e execução em relação ao XML.

Atualmente existem os push parsers XML que são mais eficientes e econômicos que os parsers baseados em DOM. No entanto, nada é mais eficiente que uma representação binária que pode ser lida em blocos, como é o caso dos arquivos NIB.

O poder da representação

A ideia de usar representações para programar não é novidade. Em seu excelente livro “The Practice of Programming”, Brian W. Kernighan, um dos pais da linguagem C, apresenta algumas ideias sobre o uso de representações em linguagens de programação, em particular em algumas funções da biblioteca STDC e da linguagem de scripting awk.

A ideia é simples: dada uma representação arbitrária, um código que a interprete terá um comportamento bem definido se esta representação fizer parte da gramática reconhecida por este código. Assim é como funcionam os arquivos XIB/NIB: eles definem sua interface gráfica em termos de estrutura visual e comportamento, permitindo que métodos arbitrários pertencentes à classes arbitrárias possam ser chamados quando houver algum tipo de interação com o usuário.

O que se consegue com isto é um código amplamente flexível, que pode ser facilmente customizado e usado em diversos contextos diferentes sem, contudo, exigir reprogramação do mesmo. Como exemplo, veja a função da bibilioteca STDC printf. É possível fazer virtualmente qualquer saída formatada com esta função. O comportamento da formatação está descrito na string de máscara que tem uma gramática simples e muito limitada mas não menos poderosa.

Este mesmo efeito é observado no Cocoa e no Cocoa Touch no que diz respeito ao processamento de arquivos XIB/NIB. É possível construir uma combinação enorme de telas sem a necessidade de customizar as classes que representam as views. Isto faz com que o código torne-se bastante flexível a ponto de existirem casos de desenvolvedores que nunca precisaram customizar a classe de uma view para desenhar alguma coisa que o framework não suportava desenhar.

Sem dúvida, cedo ou tarde todo desenvolvedor precisará especializar alguma classe visual do UIKit. No entanto, é possível criar comportamentos altamente customizados apenas usando as classes fornecidas, o que demonstra o poder que uma representação pode ter.

Concluindo…

A sua interface gráfica é construída com base em um XML por que a linguagem de marcação é simples, poderosa e permite representar virtualmente qualquer combinação possível de elementos. Dentro do universo Apple, o Xcode ainda permite representar nos seus XMLs classes customizadas que podem ter suas propriedades editadas no Interface Builder.

Ao representar em um documento como a sua interface deve ficar, economiza-se muito código, deixando para o framework todo o heavy lifting necessário para desenhar e dar comportamento à interface gráfica.